A Origem do país:

    A África do Sul foi “descoberta” apenas em 1488. Com a descoberta de dinamites em 1867 e de ouro em 1886, fez com que as riquezas dos colonos aumentassem para que continuassem a imigrar para a África do Sul e intensificasse a sujeição dos nativos.

 

(Pintura dos "Descobridores" da Africa do sul)
 
    
    Na Primeira Guerra dos Bôeres (1880-81), os Bôeres resistiram aos britânicos e uma das razões foi o fato destes colonos usarem fardamento cáqui, da cor da terra, enquanto os britânicos usavam uniformes de cor vermelha, os tornando alvos mais fáceis para os atiradores boers. Já na Segunda Guerra dos Bôeres houve a oposição do Partido Liberal no parlamento britânico, que considerava, não só desnecessária, mas também um desperdício de fundos, mas as enormes reservas de ouro e diamantes presentes nas Repúblicas dos Bôeres levaram os "Tories" a avançar com a guerra. As tentativas dos bôeres de conseguirem apoio dos alemães do Sudoeste Africano deram aos britânicos mais uma razão para controlar as Repúblicas dos Bôeres.
   
    A Segunda Guerra dos Bôeres deu-se entre 1899-1902, quando as tropas britânicas já não usavam os seus uniformes vermelhos, para não serem percebidos. Após prosseguirem com a resistência por mais um ano, os "bittereinders" finalmente perceberam que a nação bôer seria completamente destruída se eles persistissem e assinaram um tratado de paz com os britânicos em Pretória em 31 de Maio de 1902, foi o Tratado de Vereeniging.
 
(Os Bôeres em combate)
 

 

Por Ruana Barbosa

Procurar no site

Projeto de Geografia / CNSP - África do sul - © 2010 Todos os direitos reservados.