Cultura: O mundo todo cabe aqui!

    A África do Sul é um país com a cultura bastante diversificada (muitas cores, línguas e tradições) devido a grandes imigrações que na maioria das vezes vem da Europa e da Ásia.
 
• Idiomas:

    A África do Sul contém 11 línguas oficiais: Africâner (derivado do holandês), inglês, Ndebele, SeSotho do norte, SeSotho do sul, Swazi, Tswana, Tsonga, Venda, Xhosa e Zulu. O país é o terceiro maior em relação a quantidade de línguas faladas, perdendo apenas para a Bolívia e Índia. O país também contém 8 outros idiomas, porém não-oficiais, são eles: Fanagalo, Khwe, Lobedu, Nama, Ndebele do Norte, Phuthi, San e a Língua de Sinais Sul-Africana. Esses 8 outros idiomas não são oficiais porque a população que o utiliza não são consideradas grandes o suficiente para ter reconhecimento nacional.
    Os sul-africanos brancos utilizam línguas européias, como: Português, Alemão e Grego. O Francês ainda é falado apenas pelos franceses sul-africanos, no máximo por 10.000 pessoas e o Francês Congolês é falado apenas por imigrantes.
 
(Caracteristicas do povo sul-africano)
 
• Religião:
    São mais de 5 religiões existentes no país, porém a maioria da população é cristã e o que predomina é o protestante. Mas também têm os Católicos Romanos, Metodistas, Anglicanos, Pentecostais, Hindus, Muçulmanos, Judeus, entre outros.
    A população hindu estabeleceu-se no país durante o período colonial britânico, mas aumentou durante a imigração da Índia.
Outras religiões da África do Sul são siknismo, jainismo e a Fé Bahá’í, porém encontradas em minorias.

 

• Culinária:
    A culinária sul-africana tem como base no seu cardápio as carnes vermelhas. Assim como toda cultura da África do Sul, a sua culinária também recebeu fortes influências, principalmente da cultura indígena. Em destaque, das tribos Khoisan, Xhosa e Sotho.
    Porém, durante o período colonial o país também teve suas influências britânicas, trazidas pelos escravos que trabalhavam nas casas da famílias de origem inglesa. Na idade media, a culinária árabe influenciou o país. Como comida exótica, destaca-se os grilos fritos.
 

(A culinária da Africa do Sul)

 
• Dança na África do Su:
    A dança sul-africana é marcada pela caça,guerra, festejos de casamento, entre outros. Suas danças são apresentadas com muita música da região. Mas também a apresentações de ballet clássico e Jazz Dance. Da mistura dos ritmos africanos, músicas e danças country e os passos contemporâneos nasceu um estilo diferente, chamado de “afrofusion”.
 
(Diversas danças sul-africanas)

   

Por Gabriela Leão

 

Procurar no site

Projeto de Geografia / CNSP - África do sul - © 2010 Todos os direitos reservados.